sábado, 27 de dezembro de 2008

Crónicas Decorativas de Pessoa


Fernando Pessoa tem sempre algo de novo a dar a cada um de nós. A mim deu-me a "Crónica Decorativa II", incluída no livro que o Pai Natal me deixou "Contos, Fábulas & outras ficções", com organização, prefácio e notas de Zetho Cunha Gonçalves (Bonecos Rebeldes, 2008). O autor do conhecido poema sobre o binómio de Newton e a Vénus de Milo não deveria ser anti-científico, mas aquela crónica é dos textos anti-científicos mais bem escritos que conheço. Tal como a engraçadísima "Crónica Decorativa I" sobre a inexistência do Japão, que saiu em "O Raio" (nº 12, 12/Setembro/1914, lê-la aqui), também a segunda crónica foi escrita em 22/Agosto/1914, para a mesma publicação, mas não chegou a ser publicada por "O Raio" ter sido extinto.

Num misto de humor e absurdo, um narrador conservador e anti-científico conta a catastrófica descoberta feita por um "explorador moderno" de que a "Pérsia realmente existe". Lê-se no texto:
"Eu julgava que a Pérsia era apenas o nome especial que se dava à beleza de certos tapetes".
E continua:
"Se bem que os exploradores modernos sejam, como em geral todos os homens de ciência, susceptíveis de erro mais que os outros homens, disse-me há pouco um jornalista que no facto merece crédito. A ser verdade (eu ainda hesito) resta saber que nome se vai dar de hoje em diante aos tapetes persas? E a poesia persa a propósito - que nova denominação vai ter?"
Nesta altura o leitor quererá saber a sequência. Ei-la:
"Serve-me este assunto de tema para expor certas opiniões que há muito tempo uso sobre o modo extraordinariamente intenso como, de há tempo para cá, a ciência grassa e o espírito científico nos ataca. Se daqui a pouco o pólo sul vai também desatar a ser real, não sei a que ponto chegaremos. Breve existirá tudo e não longe o dia, talvez, em que basta sonharmos uma rainha medieval para ela nos entrar, contemporânea e anatomizável, pela porta adentro, depois de bater à realidade da campainha e de se fazer anunciar pela presença beiroa da criada.

Afirmou-me um amigo meu, o qual, por culto, me merece um crédito dubitante, que lerem livro de Guyau que um Keats brindara coisas más para a memória de Newton porque ele fizera qualquer cousa como descobrir leis que tinham a ver com os astros. Se ponho certo vago na minha descrição é porque não tenho a mínima ideia do que Newton fez ou descobriu. O facto, agora, é o brinde de Keats. Este brinde contém uma intenção justa. A aplicação é que é péssima. Não fez mal a ninguém descobrir as leis dos astros. Eles sempre foram visíveis. E a sua boa qualidade de serem longínquos, não a tirou a descoberta de Newton, fosse ela qual fosse; e, de mais a mais, essa descoberta, sendo matemática e portanto totalmente com feição de falsa, fez, do mal inevitável, o menos possível".
E por aí adiante. Tal como a "Crónica Decorativa I" uma verdadeira delícia!

1 comentário:

Oscar Maximo disse...

Provávelmente não apreciava matemática, ou talvez ainda menos os matemáticos que conhecia. Reminiscências ou recalcamentos de infância ou da escola?

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...